Plantas de lançamentos têm espaço de coworking
O modelo híbrido de trabalho, adotado por grande parte das empresas no pós-pandemia, não tem passado despercebido pelas construtoras.
https://extra.globo.com/economia-e-financas/suas-contas/castelar/plantas-de-moradia-popular-tem-espaco-de-coworking-25480051.html
O modelo híbrido de trabalho, adotado por grande parte das empresas no pós-pandemia, não tem passado despercebido pelas construtoras. As novas plantas dos empreendimentos já contemplam um espaço coringa nas unidades, que podem se tornar um escritório para home office. As áreas comuns também estão sendo preparadas para que as pessoas possam trabalhar sem sair do condomínio. Além do coworking, as salas de reuniões corporativas agora estão mais equipadas.
O Now Plus, lançado no Méier pela Avanço Realizações Imobiliárias, vai ter na área comum uma sala especialmente dedicada ao trabalho. O espaço terá bancada separada por baias, com tomadas, ar-condicionado, instalações para telefone e Wi-Fi e sala de reuniões. As 88 unidades de dois e três quartos terão uma saleta dentro de um dos quartos que pode virar um closet ou um escritório.
— O espaço de coworking já existia antes da pandemia, mas não era tão valorizado. Agora é um dos itens-padrão de qualquer projeto. As plantas das unidades passaram por alterações nos últimos dois anos e, daqui por diante, vamos tentar manter isso em todos os empreendimentos. Tornou-se um diferencial de venda — afirma Monique Nunes, gerente de Arquitetura da Avanço.
Não só a questão do trabalho passou a influenciar os projetos. A percepção da construtora mudou também em relação aos espaços de lazer dos empreendimentos. Algumas áreas que antes não eram muito utilizadas pelos moradores foram substituídas por itens que se tornaram fundamentais depois da quarentena e do distanciamento social.
— Além do coworking, as plantas contemplam minimercados e espaço para receber e armazenar encomendas nos condomínios. São os itens que chamamos de “facilities” e que se fortaleceram depois da pandemia. Em vez de colocar, por exemplo, dois espaços kids edois salões gourmet, eliminamos um de cada para implementar facilidades agora mais úteis para os moradores — explica Monique.