Sótão: o queridinho da vez nas casas de luxo
O espaço entre o telhado e o teto do segundo piso virou um cômodo multifuncional nas residências duplex
https://oglobo.globo.com/conteudo-de-marca/morar-bem/noticia/2022/05/sotao-o-queridinho-da-vez-nas-casas-de-luxo.ghtml
Agregando valor
A arquiteta Monique Nunes, da Avanço Realizações Imobiliárias, observa que a pandemia potencializou o desejo dos clientes pelo sótão. Nas casas que a incorporadora ergue, com metragens que vão de 650 a 1,2 mil metros quadrados em condomínios como o Alphaville, os futuros moradores já chegam com a pergunta: “tem sótão?”.
— Todo mundo quer explorar esse terceiro andar. Muitas vezes, a casa tem cinco suítes, mas o cliente pede uma suíte master no sótão para um filho mais velho que quer ter independência. Entregamos o espaço preparado até para ter uma copa, além do quarto e do banheiro — diz ela.
O sótão acaba por agregar valor comercial à residência e pode ser usado, por exemplo, como sala de cinema ou salão de jogos, em geral, pensando em um espaço de convivência da família, outro fator muito demandado durante e no pós-pandemia. Agora, queridinho, queridinho mesmo é o espaço aberto ao lado do sótão.
— Pode ser um terraço ou uma varanda, mas todo mundo quer que o sótão tenha uma área descoberta. É um sucesso! — aponta Monique.